sexta-feira, 29 de junho de 2018

Vantagens e desvantagens do e-reader


Oi pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar das vantagens e desvantagens do e-reader, focando mais no Kindle pois é o que uso. Todos os livros que eu leio hoje em dia são lidos com ele, que é o leitor de e-books da Amazon, mas existem outros como o Lev da Saraiva e o Kobo. Particularmente minha experiência com o dispositivo tem sido bastante positiva. Mas isso depende do quão disposto você está em se adaptar, pois a experiência é diferente da que você tem com um livro comum. Vamos à lista:

1. Peso. Uma das coisas mais positivas que eu notei ao usar o e-book, foi a questão do peso. Como eu tenho as costas bem doloridas, com o Kindle eu consigo ter meus livros em um lugar só pesando pouco e por consequência, preservando minha saúde.

2. Capacidade. A capacidade é mais do que suficiente para você ter quantos livros quiser. O meu veio com 8GB e considerando que um e-book tem em torno de uns 500KB... Faça as contas.




3. Cores. Uma das coisas que o Kindle (e acredito que nenhum e-reader até então oferece), é a visualização de cores. Ou seja, é tudo em preto e branco. Não é algo que me incomode, mas ao mesmo tempo sinto falta de ver as capas coloridas e caso exista alguma ilustração no livro que você está lendo, você não verá colorido.

4. Funcionalidades. Com o e-reader é possível aumentar o tamanho da fonte, então para quem usa óculos é ótimo, pois você consegue deixar a fonte no tamanho que melhor lhe agrade. Também é possível ter acesso a um dicionário para tirar suas dúvidas de vocabulário, contanto que você tenha acesso à internet.

5. Cuidados. A bateria é bem duradoura também, eu leio por dias sem parar e acho que só carrego com duas ou três semanas de uso. Mas todo cuidado é pouco na hora de carregar, pois qualquer defeito que apareça tenho certeza que vai prejudicar e muito sua experiência. Por ter uma tela bem sensível, ele exige bastante cuidado na hora de manusear, pois se a tela for danificada, você provavelmente não vai conseguir ler.

6. Ler no escuro. A minha versão não me permite ler no escuro, mas existem modelos, não só do Kindle, que têm essa função.

7. Definitivamente uma das coisas que eu mais sinto falta nos livros comuns, é o cheiro de livro novo e de ter uma coleção na estante.

Mas independente de como você lê, o mais importante de tudo é que você cultive o hábito da leitura. ❤️