16 de julho de 2018

Biografia da Semana: J.K. Rowling



Oi pessoal! Na biografia da semana trago para vocês a história de J.K. Rowling, autora da famosa saga Harry Potter que inspirou gerações.

Joanne Rowling, nasceu em 31 de julho de 1965, é uma autora e roteirista mais conhecida pela sua série de sete livros Harry Potter. Seu pai era engenheiro e trabalhava na fábrica da Rolls Royce e sua mãe era uma técnica de laboratório. Ela cresceu rodeada por livros e desde muito nova quis ser escritora. Com 6 anos escreveu seu primeiro livro sobre um coelho chamado "Rabbit" e aos 11 escreveu sua primeira narrativa, sobre sete diamantes amaldiçoados e seus donos.

Ela saiu de casa aos 18 anos para estudar na Exeter University, onde ela leu diversos clássicos além de livros em francês ao ponto de acumular uma dívida de cinquenta libras na biblioteca da faculdade devido a livros atrasados. Mas todo esse conhecimento valeu a pena ao escrever os feitiços em Harry Potter, pois vários deles são em latim.


Depois de se formar, ela se mudou para Londres onde teve diversos empregos. A ideia de escrever Harry Potter surgiu em 1990, durante uma viagem de trem de Manchester para King's Cross, em Londres. Nos próximos cinco anos ela fez o mapeamento dos próximos livros da série. Ela escreveu tudo à mão, em pedaços de papel aleatórios.




Ela se mudou para Portugal, e levou consigo suas anotações dos livros. Lá ela foi ensinar inglês, e casou-se com Jorge Arantes em 1992 e teve uma filha, Jessica, em 1993. Quando o seu casamento terminou, mais pra frente naquele mesmo ano, ela foi para Edimburgo, carregando não só sua filha, mas também os três primeiros capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Nessa época ela passou por dificuldades para se sustentar e sustentar a filha, mas continuou a trabalhar como professora e escrevia em seus momentos livres.

Quando o manuscrito do primeiro livro da série Harry Potter ficou pronto, ela enviou cópias para várias editoras, e apenas uma pediu para ver o restante da história. A autora inclusive comenta que foi a carta mais feliz que ela recebeu na vida. O primeiro livro foi publicado pela editora Bloomsbury Children's Book em 1997, sob o nome de J.K Rowling. Esse nome foi ideia da sua editora, pois eles achavam que uma autora abertamente feminina não teria apelo com o público jovem masculino. Nos Estados Unidos o livro foi publicado em 1998 e depois seis títulos seguiram o primeiro livro, todos quebrando recordes. A série vendeu mais de 450 milhões de cópias no mundo todo. O sexto livro da série, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, vendeu 6,9 milhões de cópias nos Estados Unidos, sendo considerado o maior lançamento da história. O último livro da saga, Harry Potter e as |Relíquias da Morte, foi a maior pré-venda da história nas livrarias Barnes & Noble e Borders, além da Amazon.

Em 2001 surgiu a adaptação do primeiro livro para o cinema, lançado pela Warner Bros., e assim foi com os outros seis títulos da saga, onde o último livro foi dividido em parte 1 e 2, em 2011. Também em março de 2001, foram publicados outros títulos referentes ao universo Harry Potter: Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol Através dos Séculos, onde a renda foi voltada para a Comic Relief. Em 2008, outro título foi publicado, Os Contos de Beadle, O Bardo, onde a renda foi voltada para sua própria instituição de caridade, a Lumos. Em 2012, ela lançou a plataforma digital Pottermore, onde os fãs podem ler notícias, artigos e ter acesso a outros conteúdos disponibilizados pela autora.

Mas sua carreira como escritora não se resume apenas a Harry Potter. Em 2012, ela lançou sua primeira narrativa para adultos, Morte Súbita (The Casual Vacancy), que até então foi traduzida para 44 idiomas diferentes e foi adaptada para a TV pela BBC em 2015. Sob o pseudônimo de Robert Galbraith, a autora também escreveu livros policiais, onde o personagem principal é o detetive Cormoran Strike. O primeiro desses livros foi o Chamado do Cuco (The Cuckoo's Calling) e foi publicado em 2013 e bastante elogiado pela crítica sem ter sido revelada a verdadeira identidade do autor. Outros títulos que seguiram foram O Bicho da Seda em 2014 e A Carreira do Mal em 2015. Todos os livros foram publicados pela Little, Brown e estão sendo adaptadas para uma grande série de TV para a BBC produzida pela Brontë Film and Television.

O seu discurso em Harvard no ano de 2008 foi publicado em 2015 como um livro ilustrado com o título em inglês Very Good Lives: The Fringe Benefits of Failure and the Importance of Imagination, algo como Vidas Muito Boas: Os Benefícios da Falha e A Importância da Imaginação. Esse livro também foi vendido para ajudar a Lumos e a Universidade de Harvard.

Em 2016, J.K. Rowling colaborou com Jack Thorne e John Tiffany em uma nova história para o teatro. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada Parte 1 e 2 está sendo exibida no The Palace Theatre em Londres e o livro com o roteiro foi publicado pela Little, Brown em julho de 2016 para marcar a primeira exibição da peça e instantaneamente foi para o topo da lista dos mais vendidos. Também em 2016, ela fez sua estreia como roteirista no filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, uma expansão do mundo de Harry Potter, lançado em novembro de 2016 e aclamado pela crítica. Esse foi o primeiro de uma série de cinco filmes a serem lançados. Em outubro de 2017, ela lançou os livros Harry Potter: História da Magia e Harry Potter: Uma Jornada pela História da Magia, para celebrar os 20 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Hoje em dia ela é considerada mais rica do que a própria rainha da Inglaterra e segundo a revista Forbes, sua fortuna seria maior se ela não tivesse doado 150 milhões de dólares para caridade. J.K. Rowling está casada com Neil Murray desde 2001. Eles moram em Edimburgo com seu filho David, que nasceu em 2003 e a filha Mackenzie que nasceu em 2005.

A biografia da autora foi pesquisada aqui (nesse site você pode ver os prêmios que ela ganhou e as organizações de caridade que ela apoia) e aqui também.

E aí gostaram? Sobre quem vocês gostariam de ver aqui na Biografia da Semana? Comentem aqui embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comment!