10 de agosto de 2018

Biografia da semana: J.R.R. Tolkien


Oi pessoal! Hoje vamos falar sobre um escritor que inspirou gerações e foi ele quem praticamente deu vida à toda fantasia moderna que conhecemos hoje, com dragões, elfos, magos, anões e tudo mais. Esse escritor é ninguém menos J.R.R. Tolkien, que deu vida aos livros O Hobbit, O Senhor dos Aneis, Silmarillion, entre outros.

John Ronald Reuel Tolkien, nasceu em 3 de janeiro de 1892, em Bloemfontein na África do Sul. Seus pais eram Arthur Tolkien e Mabel Suffield Tolkien. Ele se mudou para a Inglaterra com a mãe e o irmão menor, Hilary, quando ainda era criança, devido a morte do seu pai (complicações por febre reumática). Sua mãe morreu em 1904 e os irmãos foram morar com um parente em Birmighan. Ele estudou na Exter College e se especializou em alemão e idiomas anglo-saxônicos, além de literatura clássica.

Durante a Primeira Guerra Mundial, ele se alistou como sargento e serviu durante a guerra, mas também estava escrevendo nessa época. Durante o serviço militar ele se casou com Edith Bratt em 1916, com quem teve quatro filhos. Eventualmente foi liberado do serviço militar por motivo de doença. Ele continuou seus estudos linguísticos e se juntou a Leeds University, em 1920 e anos depois se tornou professor de Oxford. Lá, ele criou criou um grupo de escrita chamado The Inklings, que tinha como membros C.S. Lewis e Owen Barfield. Foi justamente na faculdade, ao corrigir um trabalho, que ele escreveu uma linha sobre um "Hobbit".


O premiado livro de fantasia, O Hobbit, sobre o pequeno e peludo Bilbo Baggins e suas aventuras, foi publicado em 1937 e foi considerado um livro infantil, embora Tolkien tenha dito que inicialmente não era sua intenção. Além disso, ele também fez mais de 100 desenhos para complementar sua narrativa. Ao longo dos anos, ao trabalhar com publicações escolares, Tolkien desenvolveu o que até hoje é considerada sua obra-prima, a série de livros O Senhor dos Aneis, que foi inspirada em mitos Europeus, seus próprios mapas, história e idiomas.

A parte um, A Sociedade do Anel, foi lançada em 1954, As Duas Torres e O Retorno do Rei, em 1955, terminando a trilogia. Os livros são recheados com elfos, anões, árvores falantes e todo tipo de criatura mágica e se tornaram fenômenos mundiais, com pessoas formando clubes de leitura, e aprendendo os idiomas fictícios dos livros. O Senhor dos Aneis foi adaptado para o cinema pelo diretor Peter Jackson, em uma trilogia super premiada. Jackson também adaptou O Hobbit para os cinemas, que também foi no formato de trilogia, com Martin Freeman no papel de Bilbo.

Tolkien se aposentou das atividades profissionais em 1959, mas continuou a publicar uma coleção de textos e poesias chamado Sobre Histórias de Fadas (Tree and Leaf, em inglês) e o conto de fantasia Ferreiro de Bosque Grande (Smith of Wootton Major). Sua esposa faleceu em 1971, e Tolkien faleceu em 1973, com 81 anos de idade.

Christopher, um dos filhos do escritor, adaptou vários trabalhos do pai que não foram concluídos, incluindo O Silmarillion e Os Filhos de Húrin, que foram publicados após sua morte. O livro The Art of the Hobbit foi publicado em 2012, celebrando o aniversário de 75 anos da narrativa ao mostrar as ilustrações originais do autor. Em novembro de 2017, a Amazon anunciou que adquiriu os direitos televisivos dos livros. A empresa revelou desejos de explorar histórias precedentes a Sociedade do Anel, com potencial para spinoffs, animando os fãs da série.

E aí pessoal, vocês conheciam tanto detalhes da vida do escritor? Comenta aqui embaixo!

As informações para esse post foram retiradas aqui e aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comment!