Biografia da Semana: Jack London


Oi pessoal! Hoje a biografia da semana é sobre um autor que é um clássico da literatura estrangeira muito conhecido por seus livros de aventura. Essa semana estaremos falando sobre Jack London.

John Griffith Chaney, mais conhecido como Jack London, nasceu em São Francisco, Califórnia, no ano de 1876. Ele é filho de Flora Wellman, mãe solteira, e do jornalista e advogado William Chaney. Seu pai nunca fez parte da sua vida e sua mãe se casou com um homem chamado John London, um veterano da Guerra Civil. John começou a se chamar de Jack desde criança e o nome ficou com ele desde sempre. Depois que sua família se mudou para Oakland, ele passou a trabalhar nos portos e navios, fazendo o possível para ganhar dinheiro e no tempo livre passava horas na biblioteca lendo livros de aventura.




Sua vida como escritor basicamente começou no ano de 1893. Naquele ano, um furacão quase arrasou com ele e seus companheiros de navio. Quando chegou em casa, ele encheu sua mãe de histórias sobre o acontecido. Assim, quando ela viu um anúncio de um concurso de histórias em um jornal, ela pressionou seu filho para escrever e enviar a sua. Sem nem ter completado o ensino médio, ele ganhou o prêmio de $25, derrotando alunos de faculdades como Berkeley e Stanford.

O concurso serviu para que Jack abrisse seus olhos e ele então passou a dedicar sua vida a escrever pequenas histórias. Entretanto, encontrou muitos problemas para achar alguma editora que quisesse publicá-las. Depois de tentar a sorte na costa leste dos Estados Unidos, ele retornou a Califórnia sem sucesso e depois enveredou na corrida do ouro que estava acontecendo no Canadá. Aos 22 anos ele não tinha conseguido nenhum meio apropriado de vida, e tendo retornado a Califórnia, estava determinado a ser um escritor. Sua experiência no Canadá o convenceu que ele de fato tinha histórias para contar.

Em 1899, ele finalmente começou a ter seus trabalhos publicados. Isso o disciplinou e ele passou a escrever pelo menos mil palavras por dia (seria o Cristiano Ronaldo dos livros?). Somente aos 27 anos ele começou a ganhar dinheiro com seus livros, com o livro The Call of the Wind, sobre um cachorro que encontra seu lugar puxando trenós nas terras geladas do Canadá.

Em 1900, ele se casou com Bess Maddern e juntos tiveram duas filhas, Joan e Bess. O casamento dos dois não foi baseado em uma história de romance e sim, em uma ideia que os dois poderiam ter filhos saudáveis juntos. Pouco tempo depois, o casamento acabou. Depois de se divorciar de Bess, ele se casou novamente com Charmian Kittredge, com quem ele passou o resto da sua vida.

Apesar de ter conseguido sucesso com suas histórias, ele não diminuiu o ritmo de sua escrita. Pelo contrário, escreveu mais de 50 livros nos últimos 16 anos da sua vida. Na sua última década, ele enfrentou vários problemas de saúde, incluindo uma doença renal, que acabou sendo o motivo da sua morte, em 1916.

Todas as informações para esse post foram verificadas aqui.

E aí pessoal, vocês já leram algum livro de Jack London? Já conheciam sobre a vida do autor? Comenta aqui!