Biografia da Semana: Stephen King


Oi pessoal! Hoje a review é sobre um dos escritores que mais gosto de ler: Stephen King! Ele é conhecido por ser considerado um dos melhores escritores de terror de todos os tempos e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema e TV.

Stephen Edwin King nasceu em 21 de setembro de 1947, em Portland. Seus pais se separaram quando ele era muito novo (na verdade o pai usou a desculpa de ir comprar cigarros e nunca mais voltou) e assim, tanto ele como o irmão David, dividiram seus dias entre Indiana e Connecticut por vários anos. Eventualmente ele se mudou de volta para Portland com a mãe e o irmão, onde concluiu o ensino médio em 1966.

Fez faculdade na University of Maine, onde estudou artes e também escrevia para o jornal da faculdade e participou dos movimentos estudantis. Foi na faculdade que escreveu seu primeiro conto de terror. Depois de concluir seus estudos em 1970, ele tentou uma vaga de professor, mas sem muito sucesso. Ele aceitou um trabalho em uma lavanderia e continuou a escrever suas histórias em seu tempo livre até o ano seguinte, quando conseguiu uma vaga de professor na Hampden Academy. Nesse mesmo ano ele se casou com Tabitha Spruce, também escritora, com quem teve três filhos. Além disso, nesse período ele desenvolveu um vício em álcool que o assombrou por cerca de uma década.



Dois anos depois ele escreveu seu primeiro livro de sucesso: Carrie, a Estranha. King havia jogado o manuscrito do livro no lixo, pois estava frustrado com seu progresso, mas por incentivo da esposa o finalizou. O livro se tornou um grande sucesso quando foi publicado, permitindo que ele se tornasse escritor em tempo integral.

Depois de Carrie, ele publicou outros títulos bem populares: A Hora do Vampiro, O Iluminado, A Incendiária, Cujo e IT. Além de escrever vários livros sobre monstros a serem combatidos, ele também escreveu alguns livros sob o pseudônimo Richard Bachman. Um dos motivos por ter adotado o pseudônimo foi por achar que o público não aceitaria mais de um livro do mesmo autor por ano. No total, ele escreveu 58 livros incluindo os livros sob o nome de Richard e 200 contos que apareceram em coletâneas de livros. Por suas obras ganhou vários prêmios e ficou conhecido como o "Rei do Terror".

Dos seus livros adaptados para o cinema, O Iluminado é uma dos que são sucesso de crítica e resistiu à ação do tempo. Como ele escrevia sem parar, lançou vários livros nos anos 80 e 90 e vários deles são a base para vários filmes de terror. Assim como os próprios filmes, vários atores e atrizes que estrelaram as adaptações no cinema foram nomeados ao Oscar.

Atualmente King continua envolvido em seus livros em um ritmo mais lento do que antigamente, devido a um acidente que sofreu que resultou em um pulmão colapsado, a perna direita fraturada, a bacia quebrada e até mesmo o crânio lacerado. Ele tem como hobby a música, tanto que já cantou e tocou em uma banda chamada Rock Bottom Remainders junto com outros escritores e eles até já fizeram alguns shows para arrecadar dinheiro para caridade.

E aí, Stephen também é seu escritor de terror preferido? Conta aqui seu livro favorito dele! 

As informações para esse post foram encontradas aqui e aqui.