Review: Cem Gramas de Centeio


Oi pessoal! Mais uma review aqui no blog de um livro da Rainha do Crime, Agatha Christie (você encontra a biografia da autora aqui). O livro que li dessa vez foi Cem Gramas de Centeio. É uma leitura rápida, eu li em dois dias mais por falta de tempo, senão teria lido em um dia inteiro mesmo.

É um dia normal na vida do Senhor Fortescue, presidente da Consolidated Investiments Trust, que começa forçosamente com o seguinte ritual: sua secretária particular, a belíssima Miss Grosvenor, servindo-lhe o chá matinal em seu escritório. O que nenhum dos dois sequer imagina é que este será seu último chá e seu último dia de vida. 


A perícia afirma que a morte foi causada por envenenamento. Mas quem teria interesse em matá-lo? Chamado para investigar o caso, o inspetor Neele está prestes a descobrir que, na verdade, a família inteira do magnata poderia figurar entre os maiores suspeitos. E quando mais duas vítimas são encontradas na propriedade dos Fortescue, seguindo um curioso padrão, Miss Marple não vê outra alternativa senão entrar em cena para desmascarar o culpado. 

Eu gostei do livro, como sempre a pessoa em que apostei no início não foi o culpado no final. O livro tem um ritmo frenético, logo de cara já começamos com a morte do presidente da empresa e páginas depois mais duas pessoas morrem. O detetive do caso é bem esperto e ele mesmo desenvolve suas teorias sobre o crime, o que garante que não ficamos lendo personagens sem noção do que precisam fazer ou a quem interrogar. 


"Com cem gramas de centeio
E vinte melros de recheio
Basta fechar a panela
E esperar que se ponham a cantar
Uma torta tão bonita não faria o rei vibrar?
Enquanto ele no escritório, o dia inteiro,
Pensa só em ganhar dinheiro,
A rainha na sala sozinha
Come o pão com mel que lhe trazem da cozinha.
A criada, no quintal, estende a roupa, feliz,
Até que um passarinho safado lhe morde o nariz."


O livro é bom, mas não ainda não ganhou o título de meu livro favorito de Agatha Christie (o meu favorito é Um Passe de Mágica). No geral é uma boa leitura para quem está procurando algo rápido e para aqueles que gostam de "quebrar a cabeça" um pouco. E vocês, já leram Cem Gramas de Centeio? O que acharam? Comentem aqui!