Você conhece os benefícios da leitura?


Oi pessoal! O post de hoje no blog fala sobre os benefícios da leitura, algo que pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas para outras pode ser desconhecido. A leitura é tão importante que pode, inclusive melhorar sua qualidade de vida! Vamos ver um pouco mais sobre isso? Continue lendo!

Ler ajuda no sono

Hoje em dia é muito comum a maioria das pessoas estarem na frente do computador ou do celular, principalmente antes de dormir. Acontece que a luz emitida por esses aparelhos faz com o que o nosso cérebro permaneça desperto, em um estado de atenção, dificultando o sono. Já a leitura tem o efeito contrário, ler antes de dormir com uma luz suave te induz ao sono mais rápido.


Combate o stress

Uma pesquisa da Universidade de Sussex, comprovou que seis minutos de leitura são mais eficientes do que a música ou caminhada no combate ao stress. Nos livros nós temos a capacidade de nos transportar para outros mundos, realidades e vidas, esquecendo um pouco das coisas que nos atormentam em nossa própria realidade. Veja a pesquisa aqui.

Nos torna mais empáticos

Como falei anteriormente, ao ler entramos em outros mundos e acompanhamos outras histórias. É muito comum nos identificarmos com um personagem e nos colocarmos no lugar dele, procurando entender suas ações e se conectando com o que ele está passando naquela página do livro. Nós conseguimos nos colocar do outro, mesmo que esse outro seja imaginário, é um efeito imediato da leitura e essa característica levamos para o resto da vida. Você confere o estudo sobre isso aqui.

A indústria de auto-ajuda é mais importante do que você pensa

Não é raro ouvir pessoas criticando livros de auto-ajuda, mas eles são extremamente importantes no combate à depressão. O grau e o número de depressivos diminui ao longo de um ano de leitura desses livros (não é o remédio e nem a cura, é apenas uma ferramenta para ajudar as pessoas que sofrem desse mal). Afinal, se fosse tudo balela, a indústria de auto-ajuda ainda não estaria ativa até hoje. Cuidado ao criticar.

Aumenta o vocabulário e melhora a escrita

De todo os benefícios, imagino que esse seja o mais conhecido. Se a leitura for um hábito cultivado desde criança, é bem provável que as crianças tenham um aumento de até 40% no seu vocabulário em comparação com as que não tem o hábito. Esse aumento também flui para a vida adulta. Consequentemente, quando aprendemos palavras novas, nossa capacidade de escrever melhor também aumenta, pois temos mais bases para colocar no papel nossas ideias com mais precisão.

Te torna conhecedor de outras culturas

Quando lemos um livro que se passa em um lugar que nunca visitamos ou que não conhecemos bem, passamos a conhecer mais sobre a cultura desse lugar. Ao mesmo tempo, nos tornamos mais abertos as diferenças culturais e sociais que existem mundo afora, nos tornamos menos preconceituosos. Link para esse estudo aqui.

Previne doenças

A leitura funciona como um exercício para o nosso cérebro e um cérebro exercitado é menos propenso a ter doenças como o Alzheimer e a demência quando ficamos idosos. Existem diversos estudos que comprovam esse benefício. Confira um dos estudos aqui.

Pensamento crítico

Ao conhecer diversas realidades e culturas com os livros, temos uma base maior para nos posicionar perante os conflitos existentes, sendo mais fácil formar uma opinião a respeito de determinado assunto. Temos mais argumentos e uma melhor capacidade de defender nosso ponto de vista.

Aumenta a concentração

É uma das melhores formas de treinar a concentração. Não é raro ter algum barulho por perto durante uma leitura, principalmente se você for desses que lê em lugares públicos. Você tem que passar a ignorar o mundo ao seu redor e se concentrar apenas nas páginas na sua frente. Pode ser algo útil para provas em geral.

Aumenta a expectativa de vida

Quem lê livros consegue viver por mais tempo. E isso foi comprovado cientificamente. Nos testes feitos com 3 mil voluntários, aqueles que liam pelo menos três horas por semana conseguiram viver pelo menos dois anos a mais do que quem não tinha o hábito de ler. Link para esse estudo aqui.

E aí pessoal, qual benefício da leitura é mais notável em sua vida? Conhecia todos esses ou só alguns? Comenta aqui!