Outubro Rosa: 5 livros que falam sobre câncer


Oi pessoal! Outubro começou e com ele uma campanha muito importante: o Outubro Rosa. Para quem não conhece, essa campanha é de conscientização sobre o câncer de mama. É importante demais todos nós irmos ao médico para um check-up saber se está tudo bem. E não achem que o câncer de mama é exclusivo as mulheres, os homens também são suscetíveis. Diante disso, eu trouxe uma lista para vocês com cinco livros que abordam a doença de forma consciente e que pode te ajudar a entender um pouco mais sobre. Clica em "Leia Mais" para acessar a lista.



Laços de Amizade - As Primaveras de uma Vida


Clara é uma jovem musicista, bolsista, que mora há quatro anos na cidade de Amsterdam. Ela perdeu o pai, que considerava uma grande referência em sua vida, ainda na adolescência; e alimenta uma paixão imensa pela música e pela instrumentalidade da arte em transmitir seus sentimentos mais profundos. Apaixona-se por Guilherme e, juntos, vivem uma linda história de amor na cidade onde a primavera encanta os olhos de quem a vê. Mas por traçarem metas distintas, os dois acabam se separando. Clara divide seus sonhos e compartilha sua vida, desde sua ida à Holanda, com Júlia, que se torna sua melhor amiga. Juntas elas vivem momentos inesquecíveis na Europa e no Brasil, na pequena cidade de Holambra, onde Clara nasceu. Mas, o destino traz a ela uma infeliz notícia e uma surpreendente missão: tocar os corações daqueles que mais amou. Clara assim fez, tocando o coração do mundo. A partir de então, o suspense, a emoção, a magia e o encontro com sua própria essência fazem com que Laços de Amizade – As primaveras de uma vida toque também o seu coração.




A História dos Seios 


Em A história dos seios, Rosália Milsztajn explora as metáforas que envolvem esta parte da anatomia que é sinônimo de identidade feminina. Intercalando poesia, emoção e ironia, as histórias deste volume rejeitam os subterfúgios e enfrentam de peito aberto os diversos momentos da batalha contra o câncer, pela vida. Psiquiatra, psicanalista e poeta, Rosália sabe explorar com rara sensibilidade o delicado tema, sem autopiedade nem dramatismo. Dando voz aos temores e esperanças de mulheres silenciadas pelo sofrimento, a autora desenha pequenos retratos que compõem, em última instância, um mosaico sensível do feminino.










Por uma vida inteira


Por uma vida inteira é um livro de importância fundamental na vida das mulheres e de todos aqueles que as amam. O câncer de mama, ainda um grande tabu, é abordado com muita sensibilidade pela jornalista Sylvia Leal. Através de informações claras e precisas, ela transmite uma lição objetiva de como lidar esse assunto tão delicado. Partindo do princípio de que contra o medo e o sofrimento a principal arma é a informação, Por uma vida inteira traz entrevistas das principais autoridades médicas no assunto, depoimentos de mulheres que venceram a doença e muitos dados importantes em linguagem clara e acessível. Abordando desde a prevenção com os exames, tratamentos, até a reconstrução da mama, quando necessária, o livro trata das questões médicas e também dos aspectos psicológicos, tão importantes e decisivos no processo de descoberta, acompanhamento e cura de qualquer doença.






Você é mais forte do que o câncer


O câncer causa medo e angústia em qualquer pessoa, por mais forte que ela seja. Se você recebeu este diagnóstico ou tem uma amiga ou familiar que está lutando contra a doença, você entende isto melhor do que ninguém. Além disso, você sabe que a doença tem de ser enfrentada, e isto não é uma tarefa fácil. A boa notícia é que você não tem de enfrentar o câncer sozinha, mas pode se apoiar na experiência de outras mulheres que passaram pela mesma situação. 'Você é Mais Forte do Que o Câncer' é justamente uma coletânea de histórias de mulheres que enfrentaram a doença, e, com espírito vitorioso, encontraram consolo e até alegria. Para essa mulheres o câncer foi uma vírgula e não um ponto final em suas vidas. E por quê? Porque elas colocaram sua fé em Deus e Ele as fortaleceu de um modo que vai além de nossa compreensão. A leitura deste livro é uma constante lembrança de que você não está sozinha e de que você é muito mais forte do que o câncer.






Nó no peito


Este livro procura analisar a relação entre profissionais da saúde e pacientes, entender como se processam tais relações e mostrar como a comunicação entre eles pode impactar na saúde de mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

















Vocês já leram algum desses livros? Quero ver todo mundo se cuidando hein?