Review: The Gauguin Connection (Genevieve Lenard #1)


Oi pessoal! Hoje trago mais uma opinião sobre mais um livro que eu li. O livro escolhido da vez foi The Gauguin Connection, escrito pela Estelle Ryan. Eu li o livro em inglês, não vi nenhuma versão em português dele (se alguém souber comenta aqui). O livro é o primeiro da série intitulada Genevieve Lenard. Genevieve é nossa personagem principal, uma especialista mundialmente reconhecida por suas habilidades com linguagem corporal. Ela trabalha em uma empresa de seguros, investigando as reivindicações feitas. Mas ela não investiga assassinatos. Então, quando seu chefe pede para que ela ajude um amigo dele a investigar a morte de uma jovem artista, sua mente autista se rebela contra a mudança.

Sim, o que torna Genevieve diferente de outros personagens que já li, é o fato dela ter autismo de alto funcionamento, o que a faz ser imensamente inteligente, mas com poucas habilidades sociais (ela não suporta ser tocada, por exemplo), não consegue entender sarcasmo e tem mania de limpeza. Todas essas características desse tipo de autismo são bem retratadas no livro e geram alguns momentos cômicos na história.

O que era para ser uma investigação sobre um assassinato, logo se torna algo maior, envolvendo armas roubadas de uma agência de segurança, uma instituição de caridade envolvida em lavagem de dinheiro, quadros falsificados e oficiais europeus abusando do seu poder. Como se não bastasse, ela se vê obrigada a se associar com um ladrão internacional cujo conhecimento em artes é indispensável.

O livro é muito bom, desde que somos apresentados ao caso não passamos uma página sem uma nova informação, sem ter algo que nos prenda a história e que nos faça devorar o livro devido a nossa curiosidade de saber o que vem depois. Foi muito interessante entender um pouco mais sobre o autismo de alto funcionamento e todas as indicações de linguagem corporal no livro o tornaram mais interessante.

Os personagens são todos muito bem construídos e a relação de Genevieve com cada um deles é muito bem elaborada. De longe, Vinnie é meu personagem preferido. O livro tem diálogos inteligentes e um enredo muito sólido. E como sempre todas as minhas suspeitas a respeito do vilão da história caíram por terra (eu nunca acerto kkkk).

Tenho certeza que você vai gostar do livro, vale muito a pena ler e já estou ansiosa para ler os próximos!