Review: 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi


Oi pessoal! Mais uma resenha para vocês, de um livro super impactante! 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi, é um livro totalmente baseado em fatos reais escrito por Mitchell Zuckoff e que depois foi adaptado ao cinema (vi o filme antes de ler o livro e achei muito bom!). Vamos a sinopse?

13 Horas apresenta, pela primeira vez, a história real dos acontecimentos de 11 de setembro de 2012, quando terroristas atacaram o Complexo da Missão Especial do Departamento de Estado dos EUA e o Anexo, base da CIA, em Benghazi, na Líbia. Uma equipe de seis soldados lutou bravamente para repelir os agressores e proteger os americanos que lá trabalhavam, indo além de suas obrigações e realizando atos extraordinários de coragem e heroísmo para impedir uma tragédia ainda maior. Este é seu relato pessoal do que aconteceu durante as treze horas do infame atentado. Pondo em pratos limpos o ocorrido em uma noite encoberta por mistério e controvérsia, este livro instigante leva os leitores para dentro da história desses heróis que arriscaram sua vida uns pelos outros, por seus compatriotas e por seu país. Escrito por Mitchell Zuckoff, autor best-seller do New York Times, 13 Horas é uma obra atordoante que fará o leitor arregalar os olhos – e, o mais importante, é a verdade. A história sobre o que enfrentaram aqueles homens – e a grandeza do que realizaram – é inesquecível.



Começamos lendo um breve, mas importante resumo sobre a história da Líbia, país onde acontece os eventos do livro. A história, descrição e a cronologia são excelentes. A narrativa prende o leitor logo no início e a tensão vai aumentando medida que progredimos na leitura. Muitas vezes parece que nós estamos lado a lado com esses combatentes e conforme vamos virando as páginas, percebemos que não existem "Rambos" e sim, pessoas normais. Além disso, existem alguns mapas que nos ajudam a visualizar tudo de forma mais clara.

Nós acompanhamos seis soldados (Dave Benton, o D.B; Mark Geist, o Oz; Kris Paronto, o Tanto;  Jack Silva; John Tiegen, o Tig e Tyrone Woods, o Rone) em sua tentativa de evitar que terroristas invadam áreas americanas na Líbia. Conhecemos seus medos, suas preocupações, suas personalidades e vemos de perto seu patriotismo nas 13 horas que toda a ação ocorre. Podemos entender mais o que acontece em situações de tensão como essa e um pouco da política por trás de tudo. É loucura pensar que tudo que li nesse livro aconteceu de verdade. Deixo essa citação do autor do sobre o livro para vocês:

"Ele não é sobre o que as autoridades do governo dos Estados Unidos sabiam, disseram ou fizeram depois do ataque nem sobre a ininterrupta controvérsia em relação a pontos de discórdia, política eleitoral e supostas conspirações e acobertamentos da verdade. Não é sobre o que aconteceu em salas de conferência no Capitólio, antessalas da Casa Branca, salas de reunião do Departamento de Estado ou nos bastidores de programas de entrevistas na TV. É sobre o que aconteceu na linha de frente, nas ruas e nos telhados de Benghazi, quando balas voavam, prédios queimavam e bombas choviam. Quando vidas foram salvas, perdidas e para sempre transformadas."

Definitivamente recomendo esse livro se você gosta livros com temática de guerra e que sejam baseados em fatos reais. Vale muito a pena ler, é incrível e esclarecedor! E você, já leu? O que achou? Conta para mim nos comentários!