Resenha: Pollyanna


Título: Pollyanna
Autor(A): Eleanor H. Porter
Ano: 1913 (1ª publicação)
Gênero: Romance
Editora: Editora Companhia Nacional

Oi pessoal! Mais uma resenha liberada para vocês aqui no blog. Dessa vez de um livro clássico, que eu li há muito tempo e que lembro com carinho até hoje (inclusive minha irmã mais velha se chama Pollyanna por causa do livro <3). Vamos à sinopse desse livro de sucesso?

Órfã e pai e mãe, Pollyanna, uma menina de 11 anos, é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de compreensão e afetividade, e recebe a menina em sua casa como um dever.Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo, sua alegria de viver... e o Jogo do Contente, que pratica e ensina a quem quiser aprender. Um jogo em que ninguém perde, todos ganham – e se transformam.
Não é a toa que esse livro é considerado um clássico. Pollyanna é um livro necessário para quem quer levar a vida sem amargura. O clássico da literatura infanto-juvenil, é uma leitura obrigatória para todos independente da idade e nos ensina como nos colocar diante das dificuldades da vida. Pollyanna é muito cativante, consegue inspirar a todos ao seu redor com o jogo do contente e mudar a vida de uma cidadezinha.

A leitura é bem fluida, houveram momentos que para mim foi complicado não bater aquela vontade de chorar diante de alguns momentos da trama. A autora conseguiu colocar muita sabedoria em uma personagem que só tem 11 anos. O livro é fácil e rápido de ser lido, a linguagem é bastante acessível. Foi uma releitura maravilhosa e já pretendo ler a continuação, "Pollyanna Moça". 

Fiz questão de ler a versão antiga, a mesma que li na infância devido à nostalgia que esse título carrega. O universo da história é simples, mas tem uma grande dose de realidade. É possível aprender muito com Pollyanna, em todas as idades. É de fato uma história encantadora e muito inspiradora. Recomendo demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comment!