Resenha: As Cinco Sementes de Laranja


Título: As Cinco Sementes de Laranja
Autor(a): Arthur Conan Doyle
Ano: 1891 (1ª publicação)
Gênero: Policial
Editora: Zahar

Olá pessoal! Resenhei mais um conto de Sherlock Holmes, detetive que não canso de ler. Quem acompanha Sherlock Holmes sabe que as histórias são bem originais e os finais surpreendentes. Com esse conto não foi diferente. Vamos à sinopse?

Repetindo a fórmula que usara em Um estudo em vermelho, Watson escolhe sagazmente uma aventura ambientada nos Estados Unidos, que fala de vingança por uma sociedade secreta. Em As cinco sementes de laranja, cuja ação se passa em 1887, Sherlock Holmes diz a seu cliente que só foi derrotado quatro vezes em sua carreira.

Esse conto foi publicado no livro As Aventuras de Sherlock Holmes, mas originalmente sua primeira publicação foi na Strand Magazine, que também contou com seis ilustrações da história. O curioso é que aqui Watson faz menção à histórias que nós nunca lemos porque nunca foram apresentadas a nós leitores.

A sociedade secreta presente em As Cinco Sementes de Laranja é a KKK ou Ku Klux Klan, o que causou bastante repercusão na época, uma vez que naquele tempo não se discutia racismo e direitos dos negros como hoje.

Como de costume, temos um grande mistério que coloca à prova a capacidade intelectual de Holmes. A história tem um ritmo muito bom, por ser curta não há enrolações, mas o final divide opiniões. Eu particularmente esperava algo diferente, mas não achei ruim, foi só um final diferente do que imaginei.

Recomendo para todos que querem uma introdução às histórias do detetive, uma vez que todos os elementos estão presentes nessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comment!