24 de abril de 2019

Filme sobre Tolkien é recebido com preocupação


Olá amigos leitores! Finalmente o J.R.R. Tolkien, escritor de Senhor dos Aneis e O Hobbit, vai ganhar um filme biográfico. O filme está previsto para ser lançado em maio nos Estados Unidos, e conta com o ator Nicholas Holt no papel principal e a atriz Lily Collins também está presente no elenco interpretando Edith, sua esposa.

Entretanto, mesmo que os fãs estejam empolgados, não podemos dizer o mesmo da Tolkien Estate Ltda., empresa que administra a propriedade do escritor, incluindo os direitos autorais. A empresa inclusive liberou uma nota ontem explicando que eles "não aprovam, autorizam ou participam da produção do filme". De acordo com o jornal The Guardian, a nota foi liberada apenas para deixar claro sua posição e não para anunciar medidas legais contra o filme.

A produção, tem o intuito de mostrar os momentos da vida do autor em que ele encontra amizade, coragem e inspiração entre um grupo de colegas escritores. Dome Karukoski é o diretor e prometeu que o filme irá mostrar como o autor foi inspirado por suas experiências de companheirismo, força e perda na Primeira Guerra Mundial, levando-o a criar a Terra Média.

John Garth, que é o responsável pela biografia "Tolkien and the Great War", disse ao The Guardian que o responsável pelo Tolkien Estate é sensato.

Filmes biográficos precisam de várias autorizações a respeito dos fatos e esse não e exceção. O aval da família poderia levar credibilidade a quaisquer divergências e distorções. Isso seria um desserviço à história. Como biógrafo, eu espero estar ocupado corrigindo os equívocos surgindo do filme. Eu espero que qualquer pessoa que goste do filme e esteja interessado na vida do autor, escolha uma biografia confiável.

Fonte: The Guardian e The Tolkien Estate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comment!