10 de maio de 2019

11 livros para ler para crianças


Olá amigos leitores! A maioria dos leitores tem aquele livro que leu quando era pequeno e guardamos as memórias daquela leitura que se tornou tão especial para nós. Cada um tem aquele livro que o fez sorrir ou chorar e que queremos passar para nossos filhos um dia.

Infelizmente, a lista não cabe todos os livros e o propósito não é que seja algo definitivo, mas que funcione como um guia. Tentei incluir livros que resistiram principalmente a ação do tempo e se lidos hoje ou antigamente vão agradar as crianças. Espero que essa lista também faça com que os adultos voltem um pouquinho à sua infância. Espero que estejam prontos, vamos lá?

Série Alice - Lewis Carroll 



Alice no País das Maravilhas, Alice Através do Espelho e O que Alice Encontrou Lá são livros escritos por Lewis Carroll. Ele usou a lógica, humor e fantasia, unindo esses elementos tão diferentes em um poderoso livro para crianças.

As Mil e Uma Noites - Anônimo



A história de Scherazade e sua inteligência em cima do seu marido para que conseguisse salvar sua vida, chegou à Europa em 1704 em um texto francês que também continha a história de Aladdin e Ali Babá. As histórias são maravilhosas e cheias de paixão e vingança e ainda tem sua influência até hoje.

Peter e Wendy - J.M. Barrie



Algumas pessoas argumentam que Peter e Wendy não é um livro infantil, mas a verdade é que não só essa, mas todas as histórias de Peter Pan são lidas principalmente por crianças. O livro trás um grande senso de mágica interminável, imaginação interminável e claro, a Terra do Nunca.

As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis



Nárnia tem um dos melhores jeitos da literatura de alterar a realidade ao nosso redor. Todo mundo se lembra do seu primeiro encontro com Nárnia e tentar passar por seu guarda-roupa. O toque de gênio de Lewis foi fazer os animais falarem e as aventuras que as crianças viveram são emocionantes.

A Bússola de Ouro - Phillip Pulman





O livro escrito por Pullman, tem um mundo alternativo controlado por uma organização religiosa sinistra. Sua história é contagiante, e ele soube criar uma heroína que tem apelo com o público, forte e inteligente.

O Hobbit - J.R.R Tolkien


Em O Hobbit, o pequeno Bilbo Baggins sai em uma jornada épica com alguns anões e onde tem que enfrentar um dragão. O charme do mundo de Bilbo é combinado com a emoção das aventuras em que ele vive e muitos leitores tendem a ler sua "continuação", O Senhor dos Aneis.

Mogli, O Menino Lobo - Rudyard Kippling 


Criado por lobos, Mogli tem que enfrentar Shere Khan, com a ajuda de Baloo, um urso marrom e Bagheera, uma pantera. Cheio de aventuras, a história foi sucesso imediato, e os animais carregam um carisma que fez com que Mogli fosse conhecido através dos anos.

Matilda - Roald Dahl


Acho que toda criança depois que leu Matilda olhou para os lápis de forma diferente, torcendo para que eles se movessem ou agissem de forma diferente. A exuberante imaginação do autor é mostrada na história dessa garotinha que luta por amor. A senhora Trunchbull, é uma das maiores vilãs da literatura.

A História de Ferdinando - Munro Leaf


A primeira vista parece ser uma história emocionante sobre um touro que não gosta de lutar, mas a medida que você vai lendo, se torna uma fábula fantástica sobre o que a sociedade espera dos meninos. Rejeitando a violência masculina, Ferdinando prefere se sentar debaixo de uma árvore.

Harry Potter - J.K. Rowling


Harry Potter foi publicado há mais de 20 anos atrás, o primeiro título da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, continua popular até hoje. A série passa pelo charme e encantamento inicial dos três primeiros livros para um tom mais dark, resultando em uma série de sete livros e um fenômeno mundial.

Como Treinar Seu Dragão - Cressida Cowell


De uma forma bem simples, Crassida tem uma habilidade excepcional de dar as crianças o que elas gostam. Soluço Spantosicus Strondus III é um viking que não se encaixa em nenhum grupo, e suas aventuras com o dragão Banguela são incríveis. Dê o livro para uma criança e veja a magia acontecer.

E aí? Tem algum livro que deveria ter entrado na lista? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comment!