Review: A Volta de Sherlock Holmes


Oi pessoal! Hoje trago a review de mais um livro que li com as aventuras de um dos detetives mais conhecidos da literatura, Sherlock Holmes. O livro se chama A Volta de Sherlock Holmes, do autor Arthur Conan Doyle e a versão que li foi publicado pela editora Zahar.

O livro na verdade é uma coletânea de 13 contos com mais alguns casos de Sherlock Holmes e seu assistente, Watson. No primeiro conto do livro, A Casa Vazia, é relatada a volta do detetive após o conto O Problema Final, onde ele foi dado como morto. Esse período que Holmes ficou "inativo" é chamado de "O Grande Hiato".

Todos os casos que aparecem no livro são narrados por Watson, que nos mostra vários detalhes e curiosidades sobre o detetive, desde seus anos mais áureos até os anos em que ele esteve atuando mais no fim da carreira.

Personagem do mês: Hercule Poirot


Oi pessoal! Hoje vou falar para vocês sobre um personagem bastante popular no mundo da literatura e que é conhecido por resolver casos policiais que parecem sem solução. Hercule Poirot é um detetive belga criado pela escritora Agatha Christie na década de 1920 e é um dos seus personagens mais famosos, aparecendo em 33 livros, uma peça e mais de 50 contos. O personagem já foi representado no cinema, no rádio e na TV por diversos atores.

As influências para a criação de Poirot vieram de diversos outros detetives como Sherlock Holmes e Inspetor Hanaud, provenientes de outras obras. Poirot estreou na literatura em 1920, no livro O Misterioso Caso de Styles e sua última aparição foi em Cai o Pano em 1975. Poirot foi o único personagem fictício que ganhou uma nota de óbito na primeira página do The New York Times.

Biografia da Semana: Lewis Carroll


Oi pessoal! Estamos com mais uma Biografia da Semana feita com carinho para todos vocês. O escolhido da vez foi Lewis Carroll, o autor de Alice no País das Maravilhas e que também foi bem polêmico.

Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido por seu pseudônimo, Lewis Carroll, nasceu em 27 de janeiro de 1832, na vila de Daresbury, Inglaterra. Ele era o filho mais velho de onze crianças e gostava de entreter seus irmãos. Seu pai trabalhava na igreja e criou os filhos naquele ambiente e regras. Ele era muito bom em matemática e chegou a ganhar muitos prêmios acadêmicos. Aos 20 anos ganhou uma bolsa de estudos para a Christ College. Além de dar aulas sobre matemática, ele era um ávido fotógrafo, escrevia textos, panfletos políticos e poesia.


Review: Sua Alteza Real


Oi pessoal! Trago mais uma review para vocês de um livro que li sem muitas expectativas. Sua Alteza Real foi escrito por Danielle Steel, que pelas minhas pesquisas já está bem consolidada como escritora de romances. Foi minha primeira experiência com um livro dela e no geral posso dizer que fiquei satisfeita. Vamos a sinopse:


Christianna é o oposto do que se esperaria de uma jovem da realeza. Após trocar seus vestidos de gala por jeans e camisetas e viver em completo anonimato durante quatro anos na faculdade em Berkeley, a filha mais nova do príncipe de Liechtenstein retorna à sua entediante rotina de discursos em orfanatos e jantares formais.Determinada a fazer algo mais importante do que cortar fitas de inauguração em hospitais, Christianna pede permissão ao pai para trabalhar por um ano na África Oriental como voluntária da Cruz Vermelha. É sob o sol da Eritreia que a Princesa Sereníssima de Liechtenstein descobre sua vocação para ajudar os necessitados. Finalmente livre e feliz, ela luta para esconder sua identidade dos novos amigos e colegas de trabalho – até mesmo de Parker Williams, o charmoso pesquisador de Harvard que acompanha os Médicos Sem Fronteiras. 


Citações: Senhor dos Anéis


Oi pessoal! Hoje nossas citações vão sair de uma trilogia muito famosa no mundo literário e super premiada no mundo do cinema: Senhor dos Anéis. Desde os 12 anos que sou encantada com essa trilogia que é carregada de vários ensinamentos e não poderia deixar de mostrar para vocês. Confiram!



Review: The Gauguin Connection (Genevieve Lenard #1)


Oi pessoal! Hoje trago mais uma opinião sobre mais um livro que eu li. O livro escolhido da vez foi The Gauguin Connection, escrito pela Estelle Ryan. Eu li o livro em inglês, não vi nenhuma versão em português dele (se alguém souber comenta aqui). O livro é o primeiro da série intitulada Genevieve Lenard. Genevieve é nossa personagem principal, uma especialista mundialmente reconhecida por suas habilidades com linguagem corporal. Ela trabalha em uma empresa de seguros, investigando as reivindicações feitas. Mas ela não investiga assassinatos. Então, quando seu chefe pede para que ela ajude um amigo dele a investigar a morte de uma jovem artista, sua mente autista se rebela contra a mudança.

Sim, o que torna Genevieve diferente de outros personagens que já li, é o fato dela ter autismo de alto funcionamento, o que a faz ser imensamente inteligente, mas com poucas habilidades sociais (ela não suporta ser tocada, por exemplo), não consegue entender sarcasmo e tem mania de limpeza. Todas essas características desse tipo de autismo são bem retratadas no livro e geram alguns momentos cômicos na história.

Biografia da Semana: Mark Twain


Oi pessoal! Hoje a biografia da semana vai falar de um escritor que também foi jornalista e era muito ambicioso. Ele escreveu clássicos da literatura americana que são lidos até hoje. Nessa semana, falaremos de Mark Twain!

Seu verdadeiro nome é Samuel L. Clemens, nasceu em 30 de novembro de 1835, na Flórida e era o sexto filho do casal John e Jane Clemens. Aos 4 anos, ele se mudou para a cidade de Hannibal, que tinha 1.000 habitantes, e morou lá dos 4 aos 17 anos. Seu pai trabalhou em várias coisas, sempre sonhando com a riqueza, mas nunca chegou a conquistá-la e muitas vezes teve dificuldades de alimentar toda sua família. Ele era considerado um homem muito sério, e os boatos dizem que Mark nunca viu o pai sorrir. Já sua mãe, era o oposto, ela era uma mulher amável que muitas vezes distraiu a família nas noites de inverno ao contar histórias. Em 1847, ela se tornou a chefe da família, depois que o marido morreu inesperadamente. A partir de então, a família passou anos de dificuldades econômicas.


Review: Vidas Entrelaçadas


Oi pessoal! Quem gosta de um bom romance? A resenha que trago para vocês hoje tem romance de sobra! O livro vidas entrelaçadas foi escrito pela Diane Bergher e está disponível no formato e-book. Confira a sinopse do livro:

Frederico e João Pedro, dois irmãos que cometem o pecado de amar a mesma mulher. Olívia é essa mulher, uma jornalista talentosa e uma mãe solteira dedicada, que desde os 15 anos é atormentada por pesadelos. O destino trama um reencontro decidido por suas almas há longa data, no qual um acerto de contas é imprescindível para o resgaste dos pecados dos três. Paixão e desejo. Intrigas e amarguras. Ódio e amor. Vida e morte. Sentimentos que os macularam além da vida, entrelaçando-os numa ciranda interminável em busca da redenção. Poderá, Olívia, superar as marcas do passado para, enfim, encontrar paz para sua alma atormentada?


Review: Delver Magic - Sanctum's Breach (Livro 1)


Oi pessoal! Sei que passei um tempo sem postar resenhas de livros, mas o motivo é que demorei a terminar a leitura da história que comento aqui hoje. O livro que terminei de ler se chama Delver Magic - Sanctum's Breach e é o primeiro livro de uma trilogia escrito por Jeff Inlo. O livro está todo em inglês, mas se você já é acostumado a ler livros em inglês, isso não será um problema.

A história se passa na terra de Uton e foca em Ryson Acumen, ele pertence à raça dos delvers e mora na cidade de Connel. A história começa quando ele é contratado para investigar os danos de um terremoto que atingiu a cidade. Entretanto, sua busca revela mais do que ele estava preparado para enfrentar: a magia está retornando. Por muitos anos, os humanos negaram a existência de outras raças, como elfos e anões e muitas vezes até mesmo os próprios delvers; e com a descoberta feita, coisas inimagináveis estão prontas para retornar. É com a ajuda de um elfo, Lief, que Ryson parte em uma aventura para descobrir as causas do retorno da magia que há muito tempo foi extinta por todas as raças.


Capas de O Hobbit pelo mundo



Oi pessoal! Nossa coluna sobre as capas de livros pelo mundo está de volta! Hoje vamos dar uma volta na Terra Média! O Hobbit figura entre uma das obras mais populares do autor J.R.R. Tolkien, não só pelos filmes de Peter Jackson, mas por sempre ter uma edição nova desde seu lançamento em 1937. Se você não sabe do que se trata o livro, aqui vai uma breve sinopse: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição. 

Ficou curioso? Clica em "Leia Mais" e vamos dar uma olhada nas artes das capas do livro ao redor do mundo!


Outubro Rosa: 5 livros que falam sobre câncer


Oi pessoal! Outubro começou e com ele uma campanha muito importante: o Outubro Rosa. Para quem não conhece, essa campanha é de conscientização sobre o câncer de mama. É importante demais todos nós irmos ao médico para um check-up saber se está tudo bem. E não achem que o câncer de mama é exclusivo as mulheres, os homens também são suscetíveis. Diante disso, eu trouxe uma lista para vocês com cinco livros que abordam a doença de forma consciente e que pode te ajudar a entender um pouco mais sobre. Clica em "Leia Mais" para acessar a lista.


Agenda Cultural: Outubro


Oi pessoal! Iniciamos mais um mês de outubro e você pode conferir aqui no blog todos os eventos literários que vão acontecer nesse mês.

Papos & Ideia: um bate-papo com o tema "O médico e o monstro" de Robert Louis Stevenson. O evento será mediado por Viviane Maurey do blog Cheiro de Livro, e por Mariana Fonseca. O evento será dia 06/10, as 15h, na Livraria Saraiva do Botafogo Praia Shopping.

Bate-papo: Leila Kato, autora do livro Uma Pinta em Nossa Vida, vai estar batendo um papo com leitores nos dias 09/10 e 10/10, das 10h-15h. Os encontros acontecem em São Paulo, na Paulista Instituto de Ensino Santa Barbara e na Paulista Instituto de Ensino São Matheus, respectivamente.

Chá de Época Record: lançamento do livro de Lucy Vargas, A Perdição do Barão. O evento passará por várias cidades. Dia 06/10, as 15h, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro. Em Campinas, será no dia 20/10, as 16h, na Livraria Leitura, no Parque D. Pedro Shopping. Em São Paulo, será no dia 21/10, as 15h, na Livraria Cultura do Shopping Center Norte. Em Salvador será no dia 10/11, as 15h, na Livraria Cultura, no Salvador Shopping. Em Fortaleza será no dia 11/11, as 15h, na Livraria Leitura no Shopping RioMar.

FLINF: A Festa Literária de Nova Friburgo promove a homenagem e o encontro de escritores com o público. Todas as ações e projetos na FLINF promovem o intercâmbio de ideias. A primeira edição da feira foi um sucesso de público e crítica. A FLINF acontece de 18 a 21 de outubro, em Nova Friburgo (Rio de Janeiro). Você encontra mais informações sobre o evento em sua página no Facebook.

I Encontro Record de Não Ficção: A editora Record pela primeira vez está promovendo um encontro com os leitores de não ficção. A apresentação do bate-papo se dará por conta do editor Carlos Andreazza, onde os presentes terão a oportunidade de conversar sobre os livros lançados pela editora. Como convidado estará o escritor Bruno Garschagen, onde fará uma sessão de autógrafos e irá lançar seu novo livro "Direitos máximos, deveres mínimos". O encontro ocorre dia 20 de outubro, na Blooks Livraria Botafogo, no Rio de Janeiro.


Você conhece os benefícios da leitura?


Oi pessoal! O post de hoje no blog fala sobre os benefícios da leitura, algo que pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas para outras pode ser desconhecido. A leitura é tão importante que pode, inclusive melhorar sua qualidade de vida! Vamos ver um pouco mais sobre isso? Continue lendo!

Ler ajuda no sono

Hoje em dia é muito comum a maioria das pessoas estarem na frente do computador ou do celular, principalmente antes de dormir. Acontece que a luz emitida por esses aparelhos faz com o que o nosso cérebro permaneça desperto, em um estado de atenção, dificultando o sono. Já a leitura tem o efeito contrário, ler antes de dormir com uma luz suave te induz ao sono mais rápido.